Confira os projetos com os quais trabalhamos
Confira os projetos com os quais a Everfire Projetos e Instalação trabalha.
AVCB/CLCB
Edificações que se enquadram nos itens abaixo (PTS).
Projeto Técnico Simplificado (PTS)
Indicado quando a edificação atende aos seguintes requisitos, não havendo necessidade de análise de projeto (planta) no Corpo de Bombeiros:
- Possuir área construída menor ou igual a 750 m²
- Possuir até três pavimentos, desconsiderando o subsolo quando usado exclusivamente para estacionamento
- Ter lotação máxima de 100 pessoas, quando se tratar de local de reunião de público (Grupo F da Tabela 1 do Decreto Estadual nº 56.819/11)
- Ter, no caso de comércio de GLP (revenda), armazenamento de até 12.480 kg (equivalente a 960 botijões de 13 kg)
- Armazenar, no máximo, 20 m³ de líquidos inflamáveis ou combustíveis em tanques aéreos ou fracionados, para qualquer finalidade
- Armazenar, no máximo, 10 m³ de gases inflamáveis em tanques ou cilindros, para qualquer finalidade
- Não possuir manipulação ou armazenamento de fogos de artifício ou de outros produtos explosivos ou perigosos
5.1.1 – Documentos necessários para vistoria de PTS
Anotação ou Registro de Responsabilidade Técnica (ART/RRT) do responsável técnico, quando for o caso, sobre os riscos específicos existentes na edificação, instalação ou área de risco, tais como: gases inflamáveis e vasos sob pressão, entre outros.
Documentos complementares, quando necessário.
5.1.2 – Procedimentos para vistoria de PTS
Primeiro, instalar os equipamentos de segurança contra incêndio (extintores, iluminação de emergência e sinalização) de acordo com a legislação (para mais esclarecimentos, consultar a IT 42/2011 – Projeto Técnico Simplificado).
Solicitar uma nova vistoria de PTS ou a renovação do AVCB, preenchendo os dados exigidos no formulário de segurança contra incêndio para PTS.
Observações:
Se aprovada a vistoria, será emitido o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB. Na eventual constatação de irregularidades, será emitido um relatório de Comunique-se.
Projeto técnico do Corpo de Bombeiro
Caso a edificação não se enquadre como PTS o auto de vistoria será emitido somente com Projeto Técnico do Corpo de Bombeiro. Abaixo seguem edificações que necessitam do PT.
5.2 – Projeto Técnico (PT)
Indicado quando a edificação atender aos seguintes requisitos, havendo necessidade de análise de projeto (planta) no Corpo de Bombeiros:
- Edificações com área de construção acima de 750 m² e/ou com altura acima de três pavimentos, exceto os casos que se enquadram nas regras para Projeto Técnico Simplificado. Para fins do cômputo da quantidade de pavimentos, desconsidera-se o subsolo quando usado exclusivamente para estacionamento
- Situações que, independente da área da edificação e áreas de risco, quando estas apresentarem riscos que necessitem de proteção por sistemas fixos, tais como: hidrantes, chuveiros automáticos, alarme e detecção de incêndio, dentre outros
- Edificações cuja ocupação é do Grupo L (explosivos)
- Locais onde, independente da área ou altura da edificação, haja a necessidade de comprovação da situação de separação entre edificações e áreas de risco, conforme IT-07/2011 – separação entre edificações
- Edificações que não se enquadram como PTS
ART
ART: sigla que significa Anotação de Responsabilidade Técnica, emitida por um responsável técnico reconhecido pelo CREA. Esse documento atesta os serviços prestados na edificação e responsabilidade de riscos da edificação.
Vigilância Sanitária
É Obrigatório para todo estabelecimento que trata da saúde e da higiene humana, como: padarias, confeitarias, restaurantes, pet shops, dentistas, clínicas em geral, farmácias e afins.
Fale com a Everfire Projetos e Instalação e faça o seu projeto.